BanhosOs banhos são importantes para animais de estimação, pois os mantém higienizados e livres de sujeiras que em quantidade podem causar problemas de saúde. Porém, não devemos dar banhos em excesso e também devemos selecionar corretamente os produtos a serem utilizados nestes banhos. Veja abaixo o FIQUE LIGADO desta semana, que trata deste assunto. Abaixo trazemos o boletim, texto original e algumas dicas complementares:

 

 

TEXTO DO BOLETIM

A limpeza com banhos e escovação faz muito bem a seu animal de estimação, além de fortalecer seu vínculo com ele. Em cães, os banhos podem ser semanais (para os de pelos longos), quinzenais ou mensais e nos gatos a cada três meses. Prefira produtos e ingredientes naturais e nunca use produtos destinados a humanos ou produtos de limpeza, pois podem causar alergias, ferimentos e até queimaduras. Após o banho, use uma toalha depois o secador para secar bem os pelos do animal, evitando proliferação de fungos. O banho seco é uma alternativa que pode ser útil no inverno ou quando você não puder dar um banho completo. Perfume de cães e gatos agradam apenas aos donos, mas se for usar, prefira os naturais. Uma boa higienização se seus animais contribui para o bem-estar deles, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Fique Ligado, uma iniciativa Programa Sustenta-Vida UFF em parceria com a InterTV, cada vez mais perto de você!

#fiqueligado!

 

DICAS ADICIONAIS

Além das dicas já passadas no boletim, podemos citar mais algumas:

- A água deve ser morna, tornando o banho agradável. Água muito quente ou muito fria pode tornar o banho desagradável ao animal, fazendo com que o comportamento do mesmo dificulte o trabalho e até fuja de outros banhos.

- Tente tornar o banho um momento divertido de interação. Brincar, disponibilizar brinquedos e tratá-lo de forma agradável tornará o momento do banho algo que o animal vai querer repetir, facilitando seu trabalho.

- Dependendo do tipo de pelo, pele do animal e clima, deixá-lo úmido após o banho poderá facilitar o surgimento de fungos e até posteriores feridas e alergias na pele. Tente secá-lo ao máximo, com uso de toalha e secador, porém, cuide para que a temperatura do mesmo não seja alta, tornando o processo desconfortável.

- Antes do final das primeiras vacinas, evite banhos em pet shops, devido a possibilidade de se adquirir doenças.

- Tenha sempre muito cuidado com os olhos. Xampus e Sabonetes, mesmo veterinários, quando em contato com os olhos, podem, dependendo do animal, causar problemas graves na visão.

- Olhos e orelhas devem ser limpos cuidadosamente com algodão. No caso dos olhos, o entorno e SEM os produtos (xampu ou sabonete) 

 

Universidade Federal Fluminense
Campus Nova Friburgo
Programa Sustenta-Vida

NOSSOS PARCEIROS

Prestigiar empresas que apoiam projetos sociais e ambientais é garantir a continuidade do trabalho! Prestigie seus produtos ou serviços! Clique sobre as logos para conhecer mais nossos parceiros:

InterTV

Logo CPA

Colégio Nicolau Gachet

 

Contato

Para fazer um contato rápido conosco, basta preencher este pequeno formulário!
Email:
Assunto:
Mensagem:
Para termos certeza que não é um SPAM, responda quanto é 2x3:
Programa de Extensão Sustenta-Vida
Ações em respeito aos animais
Ajudando a cuidar!

    

© 2017- Adriano Freitas. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Adriano Freitas

Menu Celular