Nesta semana o FIQUE LIGADO trata da importância da leitura em meio a um mundo cada vez mais conectado e repleto de estímulos e agitações. Fala que diversos benefícios são obtidos através da leitura, como o foco, atenção e o estímulo à criatividade, além, é claro, de momentos de muito prazer e diversão. Veja abaixo o vídeo. o texto original do boletim e algumas dicas para que se possa adquirir o hábito e o gosto pela leitura:

 

 

TEXTO DO BOLETIM

Quantos livros você leu em 2016? Quantas mensagens de texto você leu? Então o problema são os livros? Duvido! Todos gostam de uma boa história, ou você não assistiu nenhuma série, um filme ou novela? Durante o dia somos expostos a diversos estímulos e grande fluxo de informação. Tendemos a querer captar tudo ao mesmo tempo, aí se torna impossível se manter desconectado e focado em uma única tarefa, quem dirá ler um livro! Ler mais do que nunca é um exercício que contribui para atenção, foco e imaginação. Vá até a biblioteca de sua cidade, você sabe onde é não sabe? Leia alguns títulos e empreste aquele que te chamou a atenção. Comece com um capítulo por dia, todos os dias tire esse momento para se desligar do celular e começar a imaginar! Fique ligado: Uma iniciativa Programa Sustenta-Vida, UFF, em parceria com a InterTV, cada vez mais perto de você!

 

DICAS PARA QUE SE ADQUIRA O HÁBITO E GOSTO PELA LEITURA

Ler é algo apaixonante! Se você não acha é porque certamente ainda não teve contato com o livro certo para você! Apesar de ser algo muito saudável e que atrai as pessoas, também é muito dependente do hábito. Não basta gostar, é necessário conseguir parar e manter uma rotina de leitura, ou seja, ter o hábito. Veja algumas dicas para que se possa introduzir a leitura em seu dia-a-dia:

- Ninguém consegue começar a gostar de ler ou ter este hábito se iniciar com algum texto com o qual não tenha afinidade. Clássicos da literatura, não costumam despertar esta empatia em um primeiro momento. Busque livros relacionados aos assuntos de seu interesse (música, games, ficção, terror, etc).

- Tente manter uma rotina diária de leitura, um capítulo por dia que seja. Aos poucos vai notar que o capítulo acaba mas a vontade de saber a continuação da história permanece, fazendo com que aos poucos fique mais preso e estimulado a ler.

- Não deixe a preguiça tomar conta no início. Nosso dia-a-dia corrido e as facilidades e velocidade da internet nos fazem muitas vezes ter resistência a uma leitura mais tranquila e lenta. Resista! Em breve essa dificuldade será superada!

- Se começar a leitura e passados alguns capítulos não ficar curioso e se sentir estimulado em saber mais sobre a história, pare, interrompa e mude de livro. É um sinal de que ele não é o "seu livro"

- Quando estiver bem familiarizado com a leitura, lendo com fluência, gosto e sem esforço, vá aos poucos trocando o estilo, abrindo seu leque de conhecimento!

 

Em resumo, além de gostar, precisamos ter o hábito da leitura, que só será conseguido com paciência e tranquilidade, sem pressa. Mergulhe nesse maravilhoso mundo e adquira novos conhecimentos, estimule sua criatividade e seja mais feliz! #fiqueligado!

 

Universidade Federal Fluminense
Campus Nova Friburgo
Programa Sustenta-Vida

NOSSOS PARCEIROS

Prestigiar empresas que apoiam projetos sociais e ambientais é garantir a continuidade do trabalho! Prestigie seus produtos ou serviços! Clique sobre as logos para conhecer mais nossos parceiros:

InterTV

Logo CPA

Colégio Nicolau Gachet

 

Contato

Para fazer um contato rápido conosco, basta preencher este pequeno formulário!
Email:
Assunto:
Mensagem:
Para termos certeza que não é um SPAM, responda quanto é 2x3:
Programa de Extensão Sustenta-Vida
Ações em respeito aos animais
Ajudando a cuidar!

    

© 2017- Adriano Freitas. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Adriano Freitas

Menu Celular