VacinaçãoÉ comum ouvirmos pais pedirem para seus filhos estudarem porque ''amanhã é dia de prova''... até muitos profissionais de educação costumam repetir frases como ''menino(a) vai estudar para prova!''. Todas essas pessoas talvez não possuam noção do mal que estão causando para os alunos. É disto que trata o FIQUE LIGADO desta semana. Assista ao vídeo, leia o texto do mesmo e as dicas adicionais que fornecemos sobre o assunto:

 

 

TEXTO DO BOLETIM

Alunos não devem estudar para a prova! Estranhou essa informação? Se sim é porque você foi habituado a pensar que uma boa nota é sinônimo de aprendizado, e não é! Tudo que recebemos de informação durante nosso dia, fica armazenado em memórias de curto prazo, que logo se apagam. A transferência para memórias mais permanentes se dá quando dormimos, mas só as informações para as quais nosso cérebro vê alguma possibilidade de uso. O ideal é assistir as aulas, tirar as dúvidas, trabalhar esse conteúdo NO MESMO DIA e então ter uma boa noite de sono. Ter uma rotina diária garante o aprendizado. Estudar apenas para a prova faz com que as informações sejam logo perdidas! Uma boa nota deve ser a consequência do estudo e não o objetivo! Vamos transformar nossos alunos em estudantes? Fique Ligado, uma iniciativa Programa Sustenta-Vida, UFF em parceria com a InterTV, cada vez mais perto de você!

#fiqueligado!

 

DICAS PARA UM BOM APRENDIZADO

Conforme é dito no texto do boletim, tudo que recebemos de informação fica armazenado em memórias que logo irão se apagar. O aprendizado de fato, ou seja, a fixação de tais conteúdos em memórias de mais longo prazo é feita durante o sono. As neurociências consideram a aprendizagem como um processo onde estão envolvidos o entendimento do assunto bem como sua retenção para uso posterior (memorização). Podemos dizer então que ninguém aprende acordado. Podemos ENTENDER determinado conteúdo acordado, mas memorizá-lo, de fato, não. Veja então algumas dicas interessantes para aprender melhor:

- O aprendizado tem muita relação com as emoções. Estudar o que se gosta e da forma que se gosta, gerará maior possibilidade de assimilar as informações de forma mais efetiva.

- Como o aprendizado ocorre de fato durante o sono, cuidar deste momento é fundamental para aprender bem. Remédios para dormir, bebida, noites em claro e doenças respiratórias ou outras que afetam a qualidade do sono quando não controladas, certamente afetarão a formação de novas memórias.

- Cerca de uma hora antes do sono é importante não termos muito contato com fontes muito luminosas. Ambientes claros demais, celulares, tablets, televisores e computadores devem ser evitados neste período.

- Usar o que se aprende (através de atividades, escritas e outros) também é outro fator importante para a aprendizagem.

 

INDICAÇÃO DE LITERATURA

Quer saber mais sobre o assunto e conhecer nosso mecanismo, além de dicas bem interessantes? Uma boa fonte de informação que recomendamos é o livro escrito pelo especialista Adriano Freitas. Maiores informações podem ser vistas no site do autor, abaixo:

www.adrianofreitas.com/livro

 

Universidade Federal Fluminense
Campus Nova Friburgo
Programa Sustenta-Vida

NOSSOS PARCEIROS

Prestigiar empresas que apoiam projetos sociais e ambientais é garantir a continuidade do trabalho! Prestigie seus produtos ou serviços! Clique sobre as logos para conhecer mais nossos parceiros:

InterTV

Logo CPA

Colégio Nicolau Gachet

 

Contato

Para fazer um contato rápido conosco, basta preencher este pequeno formulário!
Email:
Assunto:
Mensagem:
Para termos certeza que não é um SPAM, responda quanto é 2x3:
Programa de Extensão Sustenta-Vida
Ações em respeito aos animais
Ajudando a cuidar!

    

© 2017- Adriano Freitas. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Adriano Freitas

Menu Celular