Links MaliciososMuito se fala em crimes digitais, roubos de senhas, textos, fotos e vídeos pessoais. O que nem todos sabem é que para que os bandidos consigam ter livre acesso ao computador é necessário que consigam instalar pequenos programas nos computadores das vítimas. O FIQUE LIGADO desta semana trata deste assunto, da importância em se ter cuidado ao clicar em links da internet e instalar programas em seu computador. Abaixo trazemos o boletim, texto original e algumas dicas complementares:

 

 

TEXTO DO BOLETIM

Você sabia que pode ser o responsável por crimes digitais? Não? Os bandidos também atacam no mundo da informática. Eles tentam acessar o seu computador, buscar suas informações e com elas efetuar compras ou até desvios de dinheiro. Para evitar que isso aconteça, você deve tomar alguns cuidados. Normalmente eles não conseguem fazer este acesso se você não abrir portas em seu computador. Para isso, é preciso que você instale programas. Esses bandidos, enviam e-mails tentando te enganar ou colocam os links maliciosos em sites que possuem conteúdo que te interesse muito. Evite clicar nos links e instalar coisas em seu computador a menos que você tenha total certeza do que é! Fique Ligado, uma iniciativa do Programa Sustenta-Vida UFF em parceria com a InterTV, cada vez mais perto de você!

#fiqueligado!

 

DICAS ADICIONAIS

Além das dicas já passadas no boletim, podemos citar mais algumas:

- Ao contrário do que se pensa, atualmente os vírus e programas maliciosos estão disponíveis não apenas para computadores, mas também celulares, tablets e até TVs modernas!

- Normalmente órgãos públicos não enviam multas, intimações ou autuações por e-mail. Estes costumam ser artifícios para que você fique preocupado e clique nos links informados. Na dúvida, entre em contato com o remetente por telefone e se informe se procede a informação.

- É comum também o envio de mensagens como se fossem de bancos e outras instituições financeiras, pedindo a atualização de algum componente para acesso à sua conta. O mais usual é você ser informado dessas atualizações ao acessar o internet banking de sua conta e não por e-mail.

- A maioria dos navegadores de internet ou sistemas de e-mail informam em algum cantinho da tela a origem do link quando você repousa o cursor do mouse sobre o link que te pedem para clicar. Desta forma você pode verificar se o endereço do link corresponde ao endereço institucional da empresa em questão.

- Muitos sites disponibilizam músicas, filmes e outros materiais de interesse para baixar, mas ao acessá-los, forçam você a clicar em locais que iniciam a instalação de diversos componentes. Muito Cuidado!

- Mantenha o anti-vírus de sua máquina sempre atualizado e ativo. Ele ajudará a conter alguns dos programas maliciosos.

 

A Internet é uma ferramenta fantástica, entretanto, infelizmente cada vez é maior o número de golpes praticados com o uso da mesma. Fique atento! 

 

Universidade Federal Fluminense
Campus Nova Friburgo
Programa Sustenta-Vida

NOSSOS PARCEIROS

Prestigiar empresas que apoiam projetos sociais e ambientais é garantir a continuidade do trabalho! Prestigie seus produtos ou serviços! Clique sobre as logos para conhecer mais nossos parceiros:

InterTV

Logo CPA

Colégio Nicolau Gachet

 

Contato

Para fazer um contato rápido conosco, basta preencher este pequeno formulário!
Email:
Assunto:
Mensagem:
Para termos certeza que não é um SPAM, responda quanto é 2x3:
Programa de Extensão Sustenta-Vida
Ações em respeito aos animais
Ajudando a cuidar!

    

© 2017- Adriano Freitas. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Adriano Freitas

Menu Celular