Exemplo de Economia Linear

Latinha de RefrigeranteVejamos o processo produtivo completo de uma Lata de refrigerante feita de alumínio: Primeiro o minério da bauxita (rica em alumínio) é extraído do solo e refinado. Os lingotes de alumínio são enviados a fábrica de latinhas onde são derretidos e moldados. A lata é enchida com algum liquido e embalada em caixas. Essas caixas são enviadas para um distribuidor onde o supermercado compra e as envia para seu deposito. Ao chegar na gondola do mercado poucos dias se passarão até que o produto seja vendido. Na casa das pessoas o conteúdo é consumido em minutos e a latinha vai para o lixo, em poucos dias já estará em um aterro sanitário onde será sepultada para sempre. Todo esse trabalho e horas de serviço de frete para ser consumida e descartada em minutos por qualquer cidadão. Esta é a realidade da maioria dos produtos industrializados.

A lógica linear do descarte é a principal responsável pela poluição de plástico nos oceanos e do acumulo de lixo nos aterros sanitários. Em contrapartida, a logística reversa possibilita uma nova abordagem para “o fim” do produto industrializado baseado no conceito dos 4 R’s : reduzir, reutilizar, reciclar e reeducar.

 

Meio Ambiente

 

Universidade Federal Fluminense
Campus Nova Friburgo
Programa Sustenta-Vida

NOSSOS PARCEIROS

Prestigiar empresas que apoiam projetos sociais e ambientais é garantir a continuidade do trabalho! Prestigie seus produtos ou serviços! Clique sobre as logos para conhecer mais nossos parceiros:

InterTV

Logo CPA

Colégio Nicolau Gachet

 

Contato

Para fazer um contato rápido conosco, basta preencher este pequeno formulário!
Email:
Assunto:
Mensagem:
Para termos certeza que não é um SPAM, responda quanto é 2x3:
Programa de Extensão Sustenta-Vida
Ações em respeito aos animais
Ajudando a cuidar!

    

© 2017- Adriano Freitas. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Adriano Freitas

Menu Celular