Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Um dos principais pilares da sustentabilidade é o comercio justo. Vem da expressão Fair Trade em inglês. Este conceito é baseado na divisão justa da arrecadação de um produto. Um produtor familiar vende seu produto para um distribuidor que por sua vez ganha em cima do produto, na revenda, muitas vezes de forma desigual. Este modelo é única opção da maioria dos pequenos produtores. A remuneração direta dos produtores diminui a dependência de atravessadores e a burocratização do comercio.

Um exemplo de comercio justo são as associações e cooperativas de Alimentos orgânicos. A organização desses grupos possibilita a compra ou aluguel de caminhões para levar seus produtos frescos diretamente para o consumidor. Enquanto uma caixa de 25 kg de Aipim custa ao atravessador em média 10 reais um associado pode vender cada quilo do Aipim de 2 a 7 reais em uma feira orgânica.

Investimentos de impacto promovem as práticas do comercio justo. Esses investimentos incentivam empresas, organizações ou fundos de investimento a gerar impactos socioambientais, em paralelo ao retorno financeiro. E provem capital para soluções direcionadas ao desenvolvimento sustentável.

 

Responsabilidade Social

 

Com uma intenção de investir 19% mais em 2014 que em 2013 (fonte: The Impact Investor Survey 2014, GIIN - The Global Impact Investing Network), investidores de impacto possuem um papel relevante ao prover capital para soluções direcionadas ao desenvolvimento sustentável. Embora os maiores investidores de impacto estejam na América do Norte e Europa, 70% do capital é alocado em países em desenvolvimento. Por outro lado, oportunidades bem estruturadas de investimentos de impacto são raras e tem chamado a atenção do setor financeiro por seu reduzido risco socioambiental e o benefício de melhorar a reputação dessas empresas com o consumidor.

Segundo o GIIN - The Global Impact Investing Network, investimentos de impacto tem 4 características:

Intenção: Investidores têm a intenção e foco definido no impacto socioambiental almejado.
Reembolso: investimentos esperados devem retornar, no mínimo, o capital investido.
Expectativas de retorno sobre capital: investimentos geram retornos que variam de “Abaixo do Mercado” a “Custo de Mercado com risco ajustado".
Impactos mensuráveis: impactos socioambientais são medidos e reportados, dando transparência aos sócios do investimento.

 

Universidade Federal Fluminense
Campus Nova Friburgo
Programa Sustenta-Vida

NOSSOS PARCEIROS

Prestigiar empresas que apoiam projetos sociais e ambientais é garantir a continuidade do trabalho! Prestigie seus produtos ou serviços! Clique sobre as logos para conhecer mais nossos parceiros:

InterTV

Logo CPA

Colégio Nicolau Gachet

 

Contato

Para fazer um contato rápido conosco, basta preencher este pequeno formulário!
Email:
Assunto:
Mensagem:
Para termos certeza que não é um SPAM, responda quanto é 2x3:
Programa de Extensão Sustenta-Vida
Ações em respeito aos animais
Ajudando a cuidar!

    

© 2017- Adriano Freitas. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Adriano Freitas

Menu Celular