Educação Ambiental nas Escolas

Coordenadores:
José Adelmo de Santana / Geraldo Antônio da Silva

A Escola, como promotora de ensino, educação, cultura e outros desafios relacionados às atividades humanas, propõe-se a utilizar de todos os espaços do meio ambiente escolar para torná-lo cada vez mais acolhedor e saudável, criando atividades escolares permanentes e frequentes em seus espaços externos, visando propiciar aos alunos participar ativamente do processo sócio-político-educacional-ambiental.

Este projeto contará com as seguintes ações pedagógicas:

Educação Ambiental nas Escolas- Mapeamento da vegetação: matas ciliares e atlânticas.
- Mapeamento da fauna e flora.
- Reuso da água usada na escola.
- Aproveitamento das águas de chuva.
- Conhecer os efeitos das enchentes.
Plantio de árvores em torno das nascentes
- Passeios ecológicos
- Hortas comunitárias
Coleta seletiva de óleo doméstico para produção de sabão nas escolas e comunidades
Visitar e conhecer os mananciais, os corpos d’água, áreas assoreadas e as boçorocas.
Instituir oficinas com materiais recicláveis

Além disto, a sustentabilidade deste projeto baseia-se no treinamento de todas as suas atividades e ações, vez que o material a ser disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação, Universidade Federal Fluminense ou pela iniciativa privada, possibilitará a manutenção, a qualidade e o monitoramento das atividades extraclasse, que resultarão na continuidade do desenvolvimento dos alunos das turmas subsequentes.

Desta forma, a capacitação dos monitores será sempre estimulada como estratégia de manutenção dessas atividades, transformando professores, alunos e monitores em multiplicadores do projeto através dos Clubes de Ciências Ambientais das escolas e das comunidades.

Para isto serão desenvolvidas ações tais como:

- Realização de seminários com os professores da rede municipal de ensino para capacitação dos mesmos em educação ambiental e inserção do tema no currículo das escolas de ensino fundamental

- Preparação de Guia Prático para apoio pedagógico aos professores da rede pública para a inserção do tema de sustentabilidade na grade curricular das escolas municipais

- Desenvolvimento, nos professores do ensino público municipal, de um pensamento crítico para resolução dos problemas e desafios ao desenvolvimento sustentável

- Incentivo aos debates entre as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente e os docentes da UFF – Campus Nova Friburgo e voluntários e parceiros envolvidos neste programa acerca das soluções para os problemas ambientais e de saúde humana e animal mais freqüentes nas comunidades envolvidas.

 

Essas atividades serão desenvolvidas por docentes, discentes, voluntários e parceiros envolvidos neste programa.

 

Universidade Federal Fluminense
Campus Nova Friburgo
Programa Sustenta-Vida

NOSSOS PARCEIROS

Prestigiar empresas que apoiam projetos sociais e ambientais é garantir a continuidade do trabalho! Prestigie seus produtos ou serviços! Clique sobre as logos para conhecer mais nossos parceiros:

InterTV

Logo CPA

Colégio Nicolau Gachet

 

Contato

Para fazer um contato rápido conosco, basta preencher este pequeno formulário!
Email:
Assunto:
Mensagem:
Para termos certeza que não é um SPAM, responda quanto é 2x3:
Programa de Extensão Sustenta-Vida
Ações em respeito aos animais
Ajudando a cuidar!

    

© 2017- Adriano Freitas. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Adriano Freitas

Menu Celular