Ao contrário do que muitos pensam, orçamento baixo não significa impossibilidade de realizar um bom trabalho em educação. Mesmo com a falta de recursos é possível elaborar atividades educacionais muito eficientes, basta contar com o conhecimento adequado, orientações corretas e muita disposição!
No módulo 2 do curso de extensão "Neurociências x Educação", são dadas diversas sugestões de atividades para educadores. Este projeto é uma delas. Maiores detalhes são explicados no curso, entretanto, disponibilizamos aqui no site a receita e outros materiais sobre o mesmo, inviáveis de serem passados durante as aulas.
Este projeto é desenvolvido pela University of St. Thomas, de Minnesota, EUA. Muito mais do que uma alternativa barata, ele é de fato uma alternativa eficiente. Recomendável mesmo quando a questão fundamental não é o baixo orçamento!
Trata-se de desenvolver circuitos elétricos baseados em massinha de modelar. É um projeto muito seguro: Ninguém correrá o risco de levar choque ou explodir nada. Pode ser introduzido até nas atividades com crianças pequenas, sem problemas.
Com esses circuitos, pode-se ensinar conceitos básicos sobre eletricidade e física de forma totalmente lúdica e leve, mesmo para crianças muito novas! Com ele é possível tornar os trabalhos escolares, maquetes e outros mais divertidos e atrativos para os alunos.
Veja abaixo uma pequena demonstração feita pela professora AnnMarie, da University of St. Thomas:
Universidade Federal Fluminense
Campus Nova Friburgo
Programa Sustenta-Vida