O modo de produção capitalista tem como um dos princípios o consumo desenfreado. É muito comum pessoas comprarem produtos que não precisam para se adequar a padrões estéticos impostos pela mídia. Para alcançar a sustentabilidade é preciso mudar os hábitos de consumo. A demanda imposta pelo consumismo humano é muito maior do que o planeta Terra consegue se renovar. Se toda a população mundial consumisse como os USA (Estados Unidos da América) precisaríamos de 6 planetas para suprir a demanda.
Reduzir o consumo de produtos em geral, embalagens plásticas e produtos descartáveis é o passo que mais gera benefícios pois atua diretamente na lei da demanda e procura -quanto menor a procura menor o preço ou o produto sai de linha.
Reutilizar é um verdadeiro teste de criatividade, no dia a dia produtos corriqueiros podem ser utilizados das formas mais variadas, como a casca da banana, pode ser utilizada para polir o sapato de couro. Esse material didático vai apresentar algumas ideias para você poder reutilizar os produtos que você tem em casa.
Reciclar é o mais complicado dos 4 R’s porque hoje mesmo as pessoas que querem reciclar não conseguem pois não existe uma ligação direta e eficiente entre quem quer reciclar e quem recicla. A coleta seletiva custa em média 4 vezes mais que a coleta convencional devido a necessidade de mais caminhões nas ruas, do maquinário e pessoal qualificado para separar o Lixo seco. Hoje soluções economicamente viáveis para a reciclagem domestica são muitos escassas no Brasil. Precisamos de uma solução logística para organizar o mercado da reciclagem.
A reeducação ambiental ajuda a desenvolver nos indivíduos conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas à preservação do meio ambiente para amenizar as consequências das ações do homem sobre o meio em que vive.
Universidade Federal Fluminense
Campus Nova Friburgo
Programa Sustenta-Vida