Muitas pessoas acham que só alimentar bem e tratar com carinho é suficiente para terem um animalzinho de estimação. Como no caso dos humanos, cães e gatos também podem ser acometidos por diversas doenças que poderiam ser evitadas com a aplicação de vacinas nas ocasiões propícias. Algumas dessas doenças podem inclusive atingir humanos. Para de fato evitar essas doenças e cuidar bem da saúde de seu amigo, nada melhor do que aplicar todas as vacinas recomendadas. O FIQUE LIGADO desta semana trata desse assunto:
TEXTO DO BOLETIM
A vacinação é o método de proteção mais confiável e eficaz contra as doenças infecciosas nos cães e gatos. Os cães devem estar saudáveis para receberem as vacinas, que devem ser aplicadas por volta de 45 dias de vida e protegem contra doenças infecciosas e contagiosas além, é claro, da importante vacina contra a raiva. Os felinos também recebem 3 doses. Tanto os cães como os gatos devem ser revacinados anualmente sob orientação de um veterinário. Animais de rua podem e devem ser revacinados já adultos ao serem resgatados ou sendo comunitários. Manter a carteirinha de vacinação atualizada é fundamental para a saúde do seu animal. Vacine seu cão ou gato e dê a ele uma vida saudável! Fique Ligado, uma iniciativa Programa Sustenta-Vida UFF em parceria com a InterTV, cada vez mais perto de você!
#fiqueligado!
TABELAS DE VACINAÇÃO
Observe abaixo tabelas que servem de orientação para a correta vacinação tanto dos cães quanto dos gatos:
Fonte: Tudo sobre Cachorros
OBS.: Importante observar que estas são as vacinas básicas, existem outras, como a da Leishmaniose, de uso mais recente e que também podem ser aplicadas com intuito de proteger os animais de doenças específicas.
Universidade Federal Fluminense
Campus Nova Friburgo
Programa Sustenta-Vida